Saiba o que significa 'lagartear no sol' e conheça os benefícios da tradição gaúcha para a saúde
Nutricionista explica os benefícios de "lagartear no sol" A paixão do gaúcho no inverno traz um bem-estar instantâneo, mas também faz bem pra saúde do cor...
Nutricionista explica os benefícios de "lagartear no sol" A paixão do gaúcho no inverno traz um bem-estar instantâneo, mas também faz bem pra saúde do corpo. A semana foi de frio intenso e de tempo firme no Rio Grande do Sul, uma oportunidade perfeita para "lagartear". Com o céu aberto, o hábito ganha ainda mais espaço na rotina de quem busca aproveitar os momentos ao ar livre. 📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp Basicamente, a tradição regional consiste em se expor ao sol para relaxar, assim como os lagartos fazem. A cena quase sempre vem acompanhada da bergamota, como é chamada no RS, a mesma fruta que em outras partes do país atende por nomes como tangerina ou mexerica. A reportagem conversou com a nutricionista Kyzzy Barcelos Barbosa Rodrigues para entender quais os benefícios da tradição para o organismo. Confira: Vitamina C e D Tangerina também é conhecida como mexerica, bergamota e carioquinha Fábio Tito/g1 Comer bergamota no sol auxilia na produção de duas vitaminas importantes: 'C' e 'D'. De acordo com a nutricionista, a bergamota é rica em nutrientes e importante fonte da vitamina C, que atua no sistema imunológico e auxilia na absorção do ferro. Já o sol é um elemento importante para produção de vitamina D no corpo humano. Envelhecimento e intestino A fruta auxilia no trânsito intestinal por ser rica em fibras, ajudando também na sensação de saciedade. Ela é rica em compostos antioxidantes como os carotenoides, que previnem o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico. Exercícios A bergamota também é aliada de quem pratica exercício físico, segundo a especialista. O potássio da fruta auxilia no funcionamento do músculo e no controle da pressão arterial. Por isso, 'lagartear' antes de praticar um esporte, por exemplo, é uma fonte de energia extra para o treino. "É necessário consumir com antecedência, porque a bergamota é rica em fibras também, então se tu comer fibras e logo em seguida fazer uma atividade física vai fazer com que o intestino funcione mais rápido, então é ideal que se consuma com antecedência", comenta a nutricionista. Dica: para depois do almoço A dica da nutricionista Kyzzy é lagartear depois do almoço, o que intensifica a absorção dos nutrientes. Como a bergamota é uma importante fonte da vitamina C, auxilia na absorção de alguns nutrientes como o ferro. "É imprescindível que a gente consuma a fruta de forma integral, evitando sucos porque os sucos vão aumentar a questão do açúcar da fruta, então se a gente comer elas com as fibras a gente vai evitar os picos de glicemia então vai ter um controle da glicemia se consumir ela inteira", afirma a especialista. Além disso, lagartear é fonte de prazer e pode auxiliar no controle do estresse. A nutricionista explica que a casca da fruta é rica em óleos essenciais, o que ajuda a gerar uma sensação de bem-estar e reduzir a ansiedade. A nutricionista Kyzzy Barcelos recomenda lagartear após o almoço para intensificar a absorção de nutrientes Reprodução/RBS TV VÍDEOS: Tudo sobre o RS